Seguidores da Brigada Cefan

Organograma da Brigada


O Organograma é uma figura que representa a organização de um grupo, empresa ou instituição. Serve justamente para indicar e organizar hierarquias. A Brigada de Bombeiros Mirins da Baixada Fluminense também possui um Organograma bem distinto, separados por hierarquia de patentes.

1ª PATENTE: CONSCRITO
Conscrito é aquele que acabou de ingressar no GBM-Meriti. Sua formação tem duração de 04 meses e neste período inicial, suas instruções são básicas, tendo um foco maior na Ordem Unida, Ética e Civismo, Hierarquia e Disciplina para manter um padrão de acatamento, destreza e organização para receberem novas instruções e estarem prontos para deslocamentos. Não possui nenhuma Insígnia (símbolo de patente).

2ª PATENTE: SOLDADO
Soldado é a patente que demonstra um certo amadurecimento quanto a execução de comandos de Ordem Unida, desenvolvimento de respeito e responsabilidade com duração de formação de 04 meses. Neste período, os alunos aprendem as instruções principais, voltadas para a Prevenção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros, bem como matérias complementares. Sua Insígnia é "Uma Divisa".

3ª PATENTE: CABO
A patente de Cabo é designada aos Soldados que após completarem a formação de sua graduação, são submetidos a novas tarefas e instruções, onde o acompanhamento de desenvolvimento escolar será o foco maior. Nesta fase que durará 04 meses, serão desenvolvidos conhecimentos mais aprofundados na área educacional, tendo mais ênfase em escrita e apresentação pessoal, para poder prosseguir e galgar êxito nas tarefas de sua próxima patente. Sua Insígnia são "Duas Divisas".
 
4ª PATENTE:  3º SARGENTO
A patente de terceiro Sargento é designada aos Cabos concludentes de sua formação específica. Após passarem por treinamentos voltados para a parte escrita e apresentação pessoal, é o momento de se acostumarem às apresentações de grupo e apresentações individuais. Nesta fase serão realizados seminários sobre os temas apresentados na Brigada, para desenvolver melhor esta habilidade de lidar com o público, evitando assim a falta de prática e costume que leva muitos jovens a ter menos oportunidades na busca de um emprego ou a conclusão de uma faculdade. Antes deste processo, serão realizados treinamentos práticos e teóricos dentro da Ergonomia, Redação, Oratória e Marketing Pessoal. A duração desta formação é de 04 meses e sua Insígnia são "Três Divisas".

5ª PATENTE: ADJUNTO
O Adjunto é uma patente mais amadurecida, com duração de formação de 03 meses. Nesta nova graduação, o aluno receberá instruções voltadas para o polimento pessoal, ético e cívico. As matérias terão com base maior a segurança, além da Ordem Unida estar mais polida, detalhada, diferenciada e voltada para a parte pedagógica, para auxiliarem na formação de novos conscritos. Sua Insígnia é um "Losango".

6ª PATENTE: ASPIRANTE
O Aspirante é aquele que almeja algo. Nesta ocasião, os alunos estarão almejando o posto de Oficiais. Para isso, nesta fase receberão instruções de Administração e Organização de Trabalho, Segurança do Trabalho e Inspeção. A responsabilidade e cobrança aumenta tanto nas frequências e desempenho escolar quanto na parte técnica, como redação, forma de se expressar e apresentação pessoal. Sua formação terá duração de 03 meses. Sua Insígnia é uma "Estrela Prateada".

7ª PATENTE: OFICIAL
A patente de Oficial possui duração de 03 meses  e tem em suas instruções o foco voltado para Administração, Educação Moral e Cívica, além de conhecimentos aprofundados nas forças de segurança do nosso país, o serviço militar obrigatório, a Defesa Civil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Concursos Públicos, etc. É uma fase de estudo e pesquisa, bem como refinamento pessoal. A assiduidade, responsabilidade, dedicação aos estudos, postura e disciplina serão fundamentais para seguirem para a patente seguinte. Sua Insígnia é a "Estrela Dourada".

8ª PATENTE: MONITOR
O Monitor é o Bombeiro Mirim em seu estágio final, tendo amadurecido seu comportamento por quase 02 anos de Brigada. Esta fase tem duração de 03 meses e é a última patente na Brigada. O Monitor aprenderá técnicas de ensino e será orientado quanto a parte profissional e educacional para quando sair do projeto. Sua Insígnia é uma "Tarja de Instrutor".

Obs.: Os símbolos ou Insígnias, bem como nomenclatura das patentes poderão sofrer modificações, de acordo com os critérios estabelecidos pelas Instituições e órgãos competentes (Conselho Tutelar, Secretaria de Educação, Polícia Militar do Rio de Janeiro, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militares do Rio de Janeiro, Prefeitura de São João de Meriti e demais Instituições) consultados pelo Colégio CEFAN.


Estão Abertas as Inscrições para vagas, em 2016, na ESCOLA DE BOMBEIRO MIRIM CEFAN
no Lote XV em Belford Roxo/RJ

Treinamento Totalmente Gratuito para Crianças entre 06 a 16 anos

Ligue para a Nossa Central  (21) 3939-7399  /
Ou fale com Lucimar (21) 97498-4434 (whatsapp) 

Clique aqui e Curta nossa página no FACE

Comandante Mendes
(21) 3939-7399


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores Leitores e Bombeiros Mirins, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que a Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores, Bombeiros Mirins ou aos administradores da Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado pelos administradores de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação da Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN.

Gratos pela compreensão,

Comandante Mendes