Seguidores da Brigada Cefan

A Brigada


1 – Apresentação do Projeto

O Brasil é um país maravilhoso e cheio de motivos para nos fazer sentir orgulho. Somos um povo pacífico e alegre, temos muitas belezas naturais e nossa riqueza sociocultural é extraordinária. Mas, mesmo sabendo de todas as razões que nos enchem de satisfação, também não podemos esquecer os diversos problemas que afetam nossa população, pois muitas famílias de nossa cidade necessitam de novas opções de atividades para seus filhos não se exporem a problemas sociais, juntamente com outra parcela da sociedade que carece de auxílio para terem suas condições básicas atendidas.

É de amplo conhecimento que muitos problemas sociais, como por exemplo, a marginalização, a criminalidade e a violência surgem quando a população passa privação de seus direitos essenciais. Assim, a busca de soluções para essas questões negativas deve surgir de uma aplicação integrada das políticas públicas, por meio da união do Poder Público e da sociedade civil organizada.

Em diversas localidades por todo país, muitas pessoas se unem para tentar minimizar a dor daqueles que sofrem e padecem necessidades. Os veículos de comunicação nos mostram freqüentemente exemplos de indivíduos e comunidades que por meio da união promoveram ações e projetos de desenvolvimento social que fizeram a diferença, melhorando a vida das pessoas à margem destas informações.

É baseando-se nisso que propomos a “Brigada de Bombeiro Mirim CEFAN” como um instrumento social atuando, especialmente, com foco na promoção da qualidade de vida, prevenção da criminalidade e da violência, através de um conjunto estruturado de políticas públicas voltadas para a inclusão social, integração e mobilização comunitária. Esse conjunto de ações tem como eixos principais a defesa da vida, o respeito à cidadania e a garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Esse Projeto será executado pelo Colégio CEFAN – Centro Educacional de Formação da Área Naval, sob a supervisão pedagógica de profissional legalmente habilitado. Possuímos uma estrutura organizacional própria, com sede, profissionais registrados, além de recursos, materiais didáticos e equipamentos para as diversas atividades.

Ressaltamos ainda que a presente “Brigada de Bombeiro Mirim no Lote XV” tem seus princípios espelhados nas pesquisas realizadas em alguns Projetos sociais e educativos bem sucedidos em nosso país, como por exemplo, no Programa Pioneiros Mirins do Governo Estadual do Tocantins, no Projeto Agentes Ambientais Mirins do 3º Pelotão Operacional da Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental do Estado do Tocantins (CIPAMA) e no Projeto Bombeiros Mirins da 4ª Companhia de Bombeiros Militares do Estado do Tocantins, além das experiências pessoais de instrutores do projeto em outras atividades anteriores voltadas para o público alvo, tais como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de São João de Meriti e o Programa Rio Criança Cidadã (PRCC), do 1º Batalhão de Guardas de São Cristóvão/ RJ.

Dessa forma, acreditamos que essa proposta de trabalho solidário contribuirá para a construção da cidadania do individuo e do desenvolvimento social de nossas crianças e adolescentes, que serão os adultos do amanhã. Baseando-se nisso, definimos o lema da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” como: "Ajudando a construir um futuro melhor!"

2 – Objetivos

21. Objetivo Geral

A “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” tem como missão contribuir para a melhoria da população de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias residentes no município, independentemente de classe social, etnia, raça, classe econômica e credos.

2.2 Objetivos Específicos

- Servir de subsídio complementar às instruções oferecidas nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada;

- Proporcionar ensinamentos teóricos e práticos relacionados aos primeiros socorros;

- Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras;

- Despertar nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental, ao respeito ao patrimônio público, às pessoas de modo geral, e às leis e demais normas;

- Proporcionar um auxílio às atividades escolares, reforçando-as através de aplicação de atividades curriculares e extracurriculares;

- Promover a integração das ações do presente Projeto com todas as instituições correlatas ao desenvolvimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente;

- Promover um intercâmbio entre a “Brigada de Bombeiros Mirins da Baixada Fluminense” com todos os demais Projetos e Programas de desenvolvimento social em andamento no município e região.

3 – Instituições Parceiras da Brigada de Bombeiros Mirins da Baixada Fluminense

A “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” será executado pelo Colégio CEFAN no Lote XV em Belford Roxo/RJ  contará com a parceria de outras instituições.

Relembramos que busca pela melhoria de vida e redução das desigualdades sociais não podem ser vistas como uma obrigação única do Poder Público, o que nos faz acreditar na importância de envolvimento de todos os seguimentos de nossa comunidade.


No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.

4 – Atividades da Brigada de Bombeiro Mirim Cefan em Belford Roxo/RJ

Nessa parte apresentamos a estruturação e o funcionamento da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” que será desenvolvido por tempo indeterminado como uma ação sócio-pedagógica para atender crianças, pré-adolescentes e adolescentes principalmente de famílias em estado de vulnerabilidade social.

 A
“Brigada de Bombeiro Mirim CEFAN ” será composta por integrantes da faixa etária entre 06 e 15 anos, que serão selecionados entre alunos da rede pública e privada e poderão permanecer no Projeto pelo período máximo de 03 anos, que é o tempo de conclusão das etapas do Projeto.

A execução da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” ocorrerá nas dependências físicas internas do Colégio  CEFAN em Belford Roxo. Cada uma das turmas de Bombeiro Mirim do Colégio CEFAN irá comportar uma quantidade de 20 integrantes para cada instrutor, de acordo com o nível de idade e evolução do aluno dentro da Brigada.

A cada período na Brigada corresponderá a uma patente. 

O primeiro período (06 meses) corresponderá a patente de “Conscrito”;
O segundo período (06 meses) a patente de “Soldado”;
O terceiro período (06 meses) a patente de “Cabo”;
O quarto período (06 meses) a patente de “ Terceiro Sargento”;
O quinto período (06 meses) a patente de "Segundo Sargento";
O sexto período (06 meses) a patente de "Primeiro Sargento"
O sétimo período (06 meses) a patente de “Oficial Adjunto
O oitavo período (06 meses) a patente de "Aspirante"
O nono período (06 meses) a patente de “Captão/Monitor”.

Assim, cada integrante da Brigada poderá evoluir hierarquicamente, crescendo nas patentes.
Isso servirá como um incentivo ao aprimoramento instrucional do Bombeiro Mirim CEFAN, assim como permitirá também uma sustentabilidade da Brigada, pois ao longo de cada período o aluno que estiver ocupando as patentes de “Soldado”, “Cabo”, “Sargento”, “Adjunto”, “Aspirante”, “Oficial” e “Monitor” receberão novas atribuições e responsabilidades nas atividades desenvolvidas, principalmente no que se diz respeito à tutoria e contribuição na formação dos “Conscritos”, além de adquirir novos conhecimentos e ambientar-se ao sistema de crescimento profissional que serão implantados no decorrer de suas vidas.

As aulas e demais atividades ocorrerão a cada SÁBADO no turno da MANHÃ:

Eventualmente haverá a realização de outras atividades em outros horários e dias da semana conforme necessidade das ações e trabalhos propostos pela equipe de professores e instrutores da Brigada, previamente comunicado aos pais por intermédio de recados, convites, observações escritas em cadernos, cartas, e-mail, telefonemas, cartaz, reunião ou demais formas de comunicações.

O processo de seleção dos candidatos ocorrerá no decorrer do ano e as atividades da Brigada ocorrerão no prazo de 03 (três) anos. É importante destacar que ao final de cada Período, haverá a formatura que é o momento em que cada integrante do Bombeiro Mirim receberá o Diploma e a Insígnia de sua respectiva Patente, garantindo dessa forma o seu prosseguimento para a Patente seguinte, até ao fim do 3º ano de instrução, momento em que o aluno enganja no Projeto como Capitão/Monitor.

5 – Atividades em Classe

As atividades em classe serão desenvolvidas por uma equipe de profissionais composta principalmente por Bombeiro Profissional Civil e Técnico de Segurança do Trabalho, com longa vivência e experiência em Pedagogia e Didática em diversos aspectos e faixas etárias, sobretudo a infanto-juvenil.

As aulas em classe serão expositivas e dialogadas com a abordagem de temas diversos, como o repasse de conteúdo específico sobre primeiros socorros, educação no trânsito, meio ambiente, entre tantos outros. Nestas aulas os professores e instrutores farão uso de material pedagógico e técnicas diversificadas, assim como contarão com materiais de apoio (TV, Laptop, Data Show, aparelho de DVD, etc.).

6 – Conteúdo a ser Trabalhado nas Atividades em Classe

Essa parte reúne os principais conteúdos teóricos e práticos que serão trabalhos nas atividades em classe. Considero importante destacar que esses conteúdos se baseiam, em sua maior parte, no Projeto Bombeiros Mirins e no Programa Agentes Ambientais Mirins que são executados em Gurupi, sul do Estado do Tocantins.

  • Acompanhamento Escolar: Verificação de Freqüência Escolar e Observação de Notas;
  • Tecnologias de Prevenção e Combate a Incêndios:
  • Termodinâmica da Combustão;
  • Conceito de Fogo;
  • Conceito de Incêndio;
  • Elementos Essenciais do Fogo;
  • Tetraedro ou Quadrado do Fogo;
  • Combustíveis em Geral;
  • Líquidos Combustíveis e Líquidos Inflamáveis;
  • Termologia;
  • Fenômenos do Incêndio;
  • Classe de Incêndios e Simbologias;
  • Dinâmicas de Fixação para as Classes e Símbolos de Incêndio;
  • Métodos ou Processos de Extinção dos Incêndios;
  • Sistemas de Detecção de Incêndio;
  • Sistemas de Extinção de Incêndios;
  • Agentes Extintores;
  • Extintores de Incêndio;
  • Equipamento de Proteção Individual (EPI – NR-06);
  • Sinalização de Segurança (NR-26);
  • Mangueiras de Incêndio;
  • Noções de Primeiros Socorros: Sinais Vitais, Respiração Artificial, Reanimação Cardio-Pulmonar, Hemorragias e Fraturas, Curativos e Imobilizações, Queimaduras, Animais Peçonhentos e Venenosos, Intoxicação e Envenenamento, Desmaio e Convulsões, Acidentes Domésticos;
  • Treinamento Prático – Primeiros Socorros;
  • Treinamento Prático – Reconhecimento de Extintores de Incêndio e sua Maneabilidade;
  • Treinamento Prático – Reconhecimento de Mangueiras e sua Maneabilidade;
  • Forma correta de acionar o Corpo de Bombeiros em caso de Emergência;
  • Fatores de risco que podem provocar incêndio e as formas de neutralizá-los; 
  • Procedimentos Corretos em Caso de Incêndio;
  • Gestão de Conflitos e Coordenação de Equipes;
  • Plano de Emergência e Rotas de Fuga;
  • Ponto de Encontro;
  • Atalhos para Transporte de Vítimas;
  • Ações Indevidas em Incêndio;
  • Segurança no Lar Contra Incêndios: Panelas no Fogão, Gás, Tomadas, Queda de Energia, Fornos, Assentos Sanitários, Produtos Químicos, Fósforos e Isqueiros, Cuidados com Animais e Crianças Pequenas;
  • Segurança ao Ar Livre e em Locais Movimentados;
  • Acidentes de Trabalho;
  • Educação para o Trânsito: Noções de Legislação para o Trânsito, Meios de Transporte, Dicas para ser um Bom Motorista, Sinalizações, Principais Causas de Acidentes no Trânsito, Direção Defensiva, O Trânsito e as Cidades;
  • Ética e Civismo: O Amor à Pátria, Os Símbolos Nacionais, O Valor da Família e da Sociedade, Respeito Mútuo e Cidadania;
  • Hierarquia de Disciplina: O Respeito aos Pais, aos Idosos e aos Instrutores; Ordem Unida Básica para Apresentações, Solenidades ou Organização ao Ar Livre, Técnicas de Marcha em movimento ou não e Sinais de Respeito;
  • Educação Ambiental: Fauna e Flora do Brasil, A Água – Fonte da Vida, Os Problemas Relacionados ao Lixo, Queimadas e Desmatamento, Caça e Pesca Ilegal, Os Três “R” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, Coleta Seletiva, Aterros Sanitários, Poluição;
  • Programas de Saúde: Saneamento Básico, Controle de Pragas e Vetores, Dengue e outras doenças transmitidas por vetores, Asseio Corporal, Higiene e Saúde, Ambientes e Locais Públicos, Animais de Estimação, Hábitos Alimentares, Distúrbios Alimentares (anorexia, bulimia), Índice de Massa Corporal (IMC), Dicas para uma Boa Alimentação;
  • Defesa Civil: Desastres, Enchentes, O Perigo dos Balões, Chuvas e Tempestades;
  • Educação Anti-Drogas: Tabagismo, Alcoolismo, Outras Drogas (maconha, crack, cocaína...), Os Males Físicos e Psicológicos das Drogas, Violência;
  • Educação Legislativa: Estatuto da Criança do Adolescente (ECA), Documentações Civil e Militares;
  • Educação Tecnológica: O Computador, A Internet e o Mundo Globalizado, Segurança da Informação, Os Perigos da Internet, Noções de Ergonomia;
  • Segurança em Ambientes Movimentados: Pulseira de Informações ou Cartão de Dados para Visitas a Lugares Movimentados, Crianças Perdidas;
  • Atividades Intelectuais;
  • Atividades Desportivas;
  • Ações Sociais.
7 – Atividades Extra-Classe

Conforme dito anteriormente, as atividades extra-classe caso venham a acontecer, ocorrerão no andamento da Brigada, sendo planejado, definido e informado aos pais e responsáveis com antecedência.

As atividades extra-classe serão bem variadas, pois contarão com participação em eventos e atividades organizadas por outras entidades, visitas a instituições beneficentes e educacionais, etc. Para cada oportunidade de atividade extra-classe, será confeccionada uma Ficha Descritiva contendo informações completas sobre o local a ser visitado, bem como uma autorização para os pais ou os responsáveis pelo aluno. Cada atividade extra-classe e sua carga horária ficarão registrados na ficha individual do aluno e nos arquivos do Colégio CEFAN em Belford Roxo.

A equipe de professores e monitores da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” estará continuamente convidando profissionais e técnicos de outras instituições e de demais órgãos estaduais e municipais para participarem das atividades extra-classe como palestrantes e colaboradores, bem como aperfeiçoando-se constantemente em áreas específicas para atender cada vez melhor à qualidade de formação dos Bombeiros Mirins.

Como parte das atividades extra-classe, a “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” estará atuante na realização de blitz educativas, que serão momentos nos quais os Bombeiros Mirins irão orientar a comunidade sobre a necessidade de prevenirmos acidentes domésticos e de trabalho, assim como sobre cuidados com a saúde de modo geral. Nesses eventos, serão distribuídos materiais informativos, como por exemplo: folders, adesivos, panfletos, cartazes. Esse trabalho será reforçado com campanhas de conscientização através dos veículos de comunicação local (sites, jornais, etc.). Espera-se com isso que toda nossa comunidade desperte sua atenção para as conseqüências negativas do desrespeito as regras de conduta no trânsito, fazendo surgir uma nova geração de pessoas conscientes e responsáveis.

Além disso, é um objetivo da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” a integração plena com outros Projetos e Programas Sociais e Educativos que estejam em andamento no nosso município, para que juntos possam realizar atividades importantes, como, por exemplo, trabalho voluntário em creches, asilos, entre outras.

Todos os eventos em que o Bombeiro Mirim estiver participando serão fotografados para arquivo e enviados para a família através de dados eletrônicos, caso requisitados.

O Colégio CEFAN em Belford Roxo reserva-se o direito de utilização de voz, imagem e textos de todos os participantes da “Brigada de Bombeiro Mirim da Baixada Fluminense” para divulgação de suas atividades, ou qualquer outra campanha referente ao voluntariado.


A equipe de professores e monitores é composta por profissionais das áreas de Segurança do Trabalho e Bombeiro Profissional Civil.  Apresentamos um projeto sócio-educativo dinâmico e prático voltados para o público infantil, com material didático apostilado e em slide, com certificado emitido sob seus registros.

A equipe de colaboradores será formada por uma gama de diversos profissionais de inúmeras instituições públicas e privadas e por pessoas da comunidade que serão convidados a colaborar por convênio ou parceria da “Brigada de Bombeiros Mirins da Baixada Fluminense” . Isso, de modo geral, ocorrerá sem ônus financeiros para o Projeto, mas ainda assim destacamos que eventualmente haverá a contratação de profissionais e/ou empresas para atuarem como prestadores de serviço em atividades específicas. Nesses casos de contratação de terceiros haverá custos que poderão ser pagos com recursos próprios previstos no orçamento financeiro do Projeto. Ademais, para despesas assim, eventualmente, poderão ser utilizados recursos de parceiros e colaboradores financeiros do Projeto.

A avaliação da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan” no Lote XV em Belford Roxo/RJ  irá ocorrer em todas as suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, passando pela seleção dos candidatos às vagas, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das dependências do Colégio CEFAN.

Os alunos serão analisados durante as atividades da Brigada através da observação do interesse, participação, desempenho escolar e familiar, assiduidade, responsabilidade, respeito, realização dos trabalhos orais, escritos e práticos.

A coordenação da Brigada estará em sintonia constante com as instituições parceiras e com as respectivas Escolas Estaduais e Municipais de cada aluno para acompanhar sua evolução na freqüência e no seu aprendizado pedagógico.

Abaixo relacionamos os critérios básicos para seleção das crianças e adolescentes interessados em participarem da “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan”.

- Ser Brasileiro ou Naturalizado;
- Residir na Baixada Fluminense;
- Ter idade entre 06 (seis) e 15 (quinze) anos completos na data da inscrição no processo seletivo;
- Estar matriculado em escola pública ou privada de ensino;
- Ter freqüência escolar igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento).

A divulgação dos nomes das crianças e adolescentes selecionadas na Brigada serão divulgados no site do CEFAN em Meriti e no blog da Brigada. Os dados brutos do processo seletivo ficarão arquivados na sede da instituição, que poderão ser a qualquer momento consultados e inspecionados por qualquer instituição ou cidadão interessado, mediante autorização da coordenação do projeto e dos responsáveis pelos alunos.

É importante destacar ainda que a criança ou adolescente que for selecionado para participar da Brigada só terá sua vaga garantida enquanto estiver cumprindo a freqüência mínima de 85% (oitenta e cinco por cento) das atividades e esteja em acordo com as regras de disciplina estabelecidas pelos professores e instrutores. A criança ou adolescente que não cumprir tais regras e requisitos poderá ser excluído da Brigada.

Após a aprovação do candidato, a família deverá apresentar os seguintes documentos relativos à criança ou adolescente e aos seus pais e responsáveis:

- Certidão de Nascimento da criança ou adolescente ou Identidade (se possuir);
- Atestado Médico para realizar práticas desportivas;
- Carteira de Identidade e Certidão de Casamento (quando possuir) dos pais e/ou responsáveis pela criança ou adolescente;
- CPF dos pais e/ou responsáveis da criança ou adolescente;
- Comprovante de Residência;
- Declaração de matrícula Escolar da criança ou adolescente;
- Cartão de Vacinação em dia;
- 2 fotos 3 x 4 (uma para Ficha de Inscrição e outra para a Carteirinha de Identificação).

CUSTOS
Para participar das atividades que compõem a “Brigada de Bombeiro Mirim Cefan”, os pais ou responsáveis não precisam ter nenhum tipo de gasto com mensalidade. 

Normas Disciplinares
No caso de falta da criança ou adolescente das atividades designadas (interna ou externa) deverá o pai ou responsável justificar por escrito, no prazo máximo de 10 (dez) dias, as razões da ausência/ falta, e entregar a justificativa ao responsável do CEFAN ou da Brigada.

O não cumprimento das disposições ou normas disciplinares pelas crianças ou adolescentes, implicará nas seguintes punições:
I – Advertência Oral;
II – Advertência Escrita;
III – Suspensão;
IV – Desligamento.

Advertência Oral
O Aluno será advertido oralmente/ verbalmente por coordenadores do  CEFAN ou da Brigada, sendo registrado em sua Ficha Individual. O acarretamento de 02 (duas) Advertências Orais equivale a 01 (uma) Advertência Escrita.

Advertência Escrita
O Aluno será advertido por escrito por coordenadores do  CEFAN ou da Brigada, sendo registrado em sua Ficha Individual. O acarretamento de 02 (duas) Advertências Escritas equivale a 01 (uma) Suspensão. A Advertência Escrita será endereçada aos pais ou responsável, onde será assinada pelos mesmos e entregue presencialmente no dia posterior à notificação, podendo ser vedado o ingresso do aluno com a ausência dos mesmos.

Suspensão
O Aluno será Suspenso por coordenadores do  CEFAN ou da Brigada, sendo registrado em sua Ficha Individual. O acarretamento de 02 (duas) Suspensões equivale ao Desligamento. A Suspensão será endereçada aos pais ou responsável, onde será assinada pelos mesmos e entregue presencialmente no dia posterior à notificação, podendo ser vedado o ingresso do aluno com a ausência dos mesmos. A Suspensão poderá ser de até 02 (dois) dias letivos. A falta injustificada no dia de apresentação acarretará a mais uma Advertência. 

Desligamento
O Aluno será desligado do Projeto por coordenadores do  CEFAN ou da Brigada, sendo registrado em sua Ficha Individual e comunicado aos pais ou responsáveis pelo Aluno.

Em contrapartida,

O reto cumprimento das disposições ou normas disciplinares pelas crianças ou adolescentes, bem como exímio comportamento, sendo exemplo para seus pares implicará nas seguintes condecorações:

I – Diploma de Conscrito Mais Distinto;
II – Diploma de Soldado Mais Distinto;
III – Diploma de Cabo Mais Distinto;
IV –Diploma de Sargento Mais Distinto;
V – Diploma de Adjunto Mais Distinto;
VI – Diploma de Aspirante Mais Distinto;
VII – Diploma de Oficial Mais Distinto;
VIII – Diploma de Monitor Mais Distinto;
IX – Diploma de Honra ao Mérito.

Diploma de Conscrito Mais Distinto
Será concedido ao Conscrito que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do  CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Conscrito receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.
           
Diploma de Soldado Mais Distinto
Será concedido ao Soldado que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do  CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Soldado receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Cabo Mais Distinto
Será concedido ao Cabo que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Cabo receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Sargento Mais Distinto
Será concedido ao Sargento que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do  CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Sargento receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Adjunto Mais Distinto
Será concedido ao Adjunto que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do  CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Adjunto receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Aspirante Mais Distinto
Será concedido ao Aspirante que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do Colégio CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Aspirante receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Oficial Mais Distinto
Será concedido ao Oficial que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do Colégio CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Oficial receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Monitor Mais Distinto
Será concedido ao Monitor que ao longo de sua formação, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do Colégio CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. Além do Diploma, o Monitor receberá o Brevê/ Insígnia de Distinção.

Diploma de Honra ao Mérito
Será concedido ao Bombeiro Mirim que ao longo de seus 24 (vinte e quatro) meses, ou seja, todo o período da Brigada, tenha se destacado perante seus pares, sendo avaliado pelos coordenadores do Colégio CEFAN e da Brigada, bem como por seus companheiros. A Honra ao Mérito é designada, independentemente de outras condecorações, ao Aluno que não tenha sofrido nenhuma punição disciplinar durante todo o Projeto. Além do Diploma, o Bombeiro Mirim receberá a Medalha de Honra.

Todas as condecorações serão entregues aos Alunos que NÃO possuírem punições disciplinares até a data de recebimento, sendo realizadas em Cerimônia Solene de mudança de Patente, com a presença dos coordenadores do Colégio CEFAN e da Brigada, coordenadores e representantes de instituições parceiras, bem como seus pais ou responsáveis, sendo convidada também a comunidade para prestigiar este momento especial. 

DIREITOS E DEVERES DO BOMBEIRO MIRIM
Este tópico tem por finalidade apresentar os direitos e deveres dos Bombeiros Mirins, baseado no Programa Bombeiro Mirim do 4º SGBI – Comando do Corpo de Bombeiros de Apucarana – PR, em 2011.

A – Terminologia e Nomenclatura:
O aluno participante será chamado por seu “nome de guerra” ou “Bombeiro Mirim”, “Aluno (a)”, “Conscrito(a)”, “Soldado”, “Cabo”, “Sargento”, “Adjunto(a)”, “Aspirante”, “Oficial”, “Monitor(a)”, bem como jargões genéricos usuais em meio militar, como, por exemplo “Combatente” e “Guerreiro(a)”, termos estes que não ferem a dignidade nem denigrem a imagem dos participantes, de acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, muito pelo contrário, indicam as patentes atuais dos alunos e ilustram a realidade da nova caminhada.   

B – São direitos do Bombeiro Mirim:
1 – Ser tratado com respeito e ser reconhecido como integrante da Brigada pelos coordenadores, parceiros, colaboradores e companheiros;
2 – Fazer e receber a continência, quando em saudação;
3 – Receber instruções com qualidade;
4 – Reclamar diretamente ao coordenador ou ao instrutor quando sentir-se ofendido;
5 – Desistir do Projeto, dentro das normas internas.

C – São deveres do Bombeiro Mirim:
1 – Não fumar e não beber bebida alcoólica;
2 – Não utilizar o uniforme da Brigada em locais incompatíveis;
3 – Manter a sua média escolar com aproveitamento e no final do ano letivo, ser aprovado para a próxima série;
4 – Pautar-se pela urbanidade e civilidade para com todas as pessoas;
5 – Acatar as ordens dos instrutores e coordenadores;
6 – Obedecer às normas, leis e regulamentos vigentes.

D – Haverá Desligamento do Bombeiro Mirim quando:
1 – Não houver aproveitamento escolar ou houver reprovação do ano letivo;
2 – A pedido da família;
3 – Ter mais de 05 (cinco) faltas não justificadas às instruções;
4 – Ter sido punido com 02 (duas) Suspensões e/ ou Desligamento;
5 – Travar luta corporal ofensiva com companheiros ou instrutores, bem como na área externa da instituição com terceiros;
6 – Participar de atos criminosos, plenamente comprovados;
7 – Completar 02 (dois) anos de Brigada, com a patente de “Monitor”.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- Cada aluno receberá uma Carteirinha de Identificação com seus dados. É obrigatória a presença da mesma com os alunos em cada dia de instrução;
- Juntamente com a Carteirinha de Identificação, cada aluno receberá um cartão de presença que será assinado pelos instrutores, para assegurar a presença dos mesmos no dia de formação, devendo ser conferido pelos pais ou responsáveis;
- Em cada dia de formação os alunos assinarão a Ficha de Presença, para constatar sua ida à formação;
- Após período previamente estabelecido pela administração do Colégio CEFAN, o Aluno participará das instruções obrigatoriamente com uniforme completo de instrução (Camisa Vermelha, Colete Vermelho, Carteirinha e Boné Vermelho, Calça Jeans e Tênis) e portando o uniforme de atividade física (Camiseta Branca e Short Vermelho);
- Fazem parte do uniforme de instrução a calça jeans azul ou preta, meia branca e tênis, bem como do uniforme de atividades físicas a meia branca e o tênis, a cargo dos alunos;
- Os responsáveis pelo Colégio CEFAN  e/ou pela Brigada reservam-se o direito de alterar data, local, horário ou cancelar as atividades de determinado dia, se houver insuficiência de inscrições, condições meteorológicas perigosas, atividades ou procedimentos administrativos extraordinários, Feriados Nacionais, Estaduais ou Municipais ou por motivos de força maior.

Faça ainda hoje a sua matrícula
Treinamento Totalmente Gratuito para Crianças entre 06 a 16 anos

Ligue para a Nossa Central  (21) 3939-7399  /
Ou fale com Lucimar (21) 97498-4434 (whatsapp)

Clique aqui e Curta nossa página no FACE

Comandante  Mendes
(21) 3939-7399

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senhores Leitores e Bombeiros Mirins, com o objetivo de aumentar a qualidade dos diálogos que surgirem nos comentários, adotamos uma política de moderação, que compartilhamos aqui com total transparência.

O que a Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN estimula:

• Bom uso do português;
• Respeito e diálogo saudável;
• Críticas coerentes e bem argumentadas ao texto principal ou a um comentário;
• Embate de ideias, abordagens, visões, discursos e posturas, não de pessoas;
• Sugestões de temas e novas pautas.

Critérios para exclusão

Serão automaticamente excluídos comentários que apresentarem o seguinte conteúdo:

• Xingamentos, palavras de baixo calão, ofensas ou ataques pessoais a outros leitores, Bombeiros Mirins ou aos administradores da Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN;
• Spam ou comentários que não estejam no contexto do texto ou da discussão;
• Manifestações de preconceito de quaisquer espécies;
• Mensagens escritas com todas as letras maiúsculas ou excesso de abreviações;
• Reprodução integral de textos longos de autoria de terceiros (nesses casos, copie um trecho pequeno e linke o original, citando o autor).

Termos de uso

Ao enviar um comentário, você concorda que:

• Seu comentário não será publicado imediatamente e será moderado pelos administradores de acordo com os critérios acima;
• Você é o autor e único responsável pelo conteúdo de seu comentário;
• Seu comentário poderá ser reproduzido anonimamente em materiais de divulgação da Brigada de Bombeiros Mirins do CEFAN.

Gratos pela compreensão,

Comandante Mendes